segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PT e PSB garantem mais prefeituras e eleitores


No balanço final da disputa eleitoral em 2012, o PT e o PSB foram os partidos que mais ampliaram o número de prefeituras conquistadas e o contingente de eleitores a governar em relação a 2008. O PSD, em sua primeira disputa, obteve um lugar entre os maiores partidos, mas terá pouca influência nas cidades grandes.O PMDB encolheu tanto em número de prefeituras quanto de eleitores. O PSDB elegeu menos prefeitos, mas praticamente conquistou a mesma fatia do eleitorado. E o DEM manteve sua tendência de definhamento.

O PT obteve prefeituras que, somadas, concentram 20% do eleitorado. Os petistas ficaram em terceiro no número de prefeitos eleitos, com 633. O fato revela que o partido ainda tem dificuldades para conquistar as pequenas cidades, seara na qual o PMDB é a legenda mais forte.



Recuo em capitais

O PT elegeu quatro prefeitos de capitais neste ano, menos do que em 2008 (seis) e 2004 (nove), mas ampliou seu espaço no conjunto dos 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, o chamado clube do segundo turno.



Não se pode dizer que o PMDB teve um resultado ruim - afinal, manteve o primeiro lugar no ranking dos prefeitos eleitos, com 1.025, e só ficou atrás do PT no do eleitorado a governar (17%). Mas o partido se saiu pior do que há quatro anos.
O principal recuo dos peemedebistas ocorreu no segundo turno. Em 2008, no grupo das cidades com mais de 200 mil eleitores, a legenda venceu em municípios que abrigavam 26% do eleitorado nacional. Agora, sua participação vai cair para 14%.



Destaque no primeiro turno, com a conquista de duas capitais de grande peso político - Belo Horizonte e Recife -, o PSB chega ao final da disputa com saldo positivo sob todos os aspectos, principalmente no número de eleitores a governar.



O partido presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos - já citado como possível candidato a presidente em 2014 -, deve governar cerca de 11% do eleitorado a partir de 2013.



O DEM teve neste ano o pior desempenho de sua história. Seus prefeitos comandarão 5% do eleitorado, menos da metade do que obteve há quatro anos.



Já o PSD, legenda criada a partir das bases do Democratas, elegeu 496 prefeitos e governará 6% do eleitorado. No grupo das 83 maiores cidades, porém, sua influência será menor: governará apenas 3% dos eleitores.



O PDT saiu vitorioso em cinco capitais: Macapá (AP), Natal (RN), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). O PPS, administrará Vitória, capital do Espírito Santo. O PP ganhou na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. O PTC ganhou em São Luís (MA) e o PSOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário