quinta-feira, 18 de outubro de 2012

No ceará Emprego avança em setembro, mas cai 16,6% no ano


Recuperação. Assim pode ser resumido o mês de setembro em relação à geração de postos de trabalho para o estado do Ceará. O saldo foi positivo em 8.826 empregos celetistas. O maior patamar de 2012. O terceiro melhor setembro nos últimos dez anos, com alta de 2,85% sobre igual mês do ano passado e de 73,16% sobre agosto último.Mas nem isso é suficiente para reverter a redução no desempenho do surgimento das vagas formais de trabalho neste ano. No acumulado dos últimos nove meses, houve criação de 33.650 vagas. Em igual período de 2011, por sua vez, foram registradas 40.370 ocupações. Diferença de quase 7 mil empregos para menos neste ano. Recuo significativo de 16,6%.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados, ontem, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Economia desacelerada
Para o economista Alex Araújo, esse resultado é reflexo da desaceleração da economia brasileira, e, por conseguinte, local. "Essa redução do nível de atividade do mercado de trabalho tem relação direta com a atividade econômica", explica.
Tendo em vista a recuperação evidenciada em setembro, Alex projeta que esse ritmo de melhoria tenha continuidade até o fim do ano, mas, estima, que esse processo não deve ter força o bastante para superar os mais de 56 mil postos criados em 2011. "Outubro pode ter crescimento de novo por conta dos temporários. Mas a gente deve terminar o ano com geração mais baixa", diz o economista.
Reação
Um dos destaques dessa recuperação na criação de novas vagas de trabalho foi alavancada pela indústria de transformação que passou um bom tempo por um período nebuloso. Crise que chegou a ser denominada de desindustrialização para alguns empresários do setor.
Para se ter uma ideia do novo momento de arranque da indústria de transformação, no Ceará, o Caged constatou crescimento de 22% na geração de ocupações na comparação de setembro do ano passado (1.822 empregos formais) com igual mês deste ano (2.223 postos de trabalho com carteira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário