terça-feira, 28 de agosto de 2012


Educação de primeiro mundo em Sobral


Sobral tem 27 colégios de primeiro mundo para crianças pobres. A notícia, recebida com euforia pelos sobralenses, saiu no jornal O Globo. Quando soube do fato, pensei logo na alegria que tomou conta da cidade, rindo à toa. Aliás, a informação nos envolveu a todos cearenses, principalmente os que vivem o ensino de nossa terra.

A Prefeitura de Sobral me passou amável email dando ciência do fato e satisfeita com os resultados produzidos pela comunidade escolar da rede municipal. E não é para menos, acrescento. Chegar a essa estatística – 27 colégios de primeiro mundo para crianças pobres não é tarefa fácil, sabendo-se quão alto é o investimento em equipamentos escolares, professorado qualificado e, sem esquecer, o engajamento da comunidade nesse desiderato. Ou seja, todo sobralense estava ligado ao que se passava nas suas escolas, mantidas pela municipalidade graças aos seus compromissos tributários. Ou seja, todos estavam satisfeitos com o que agora vem a público.

Um parêntese: eu tinha consciência de que uma administração modelar se faz pela fidelidade à terra onde fincadas estão as suas raízes. Projeta-se a construção de 11 Centros de Educação Infantil (creches) para que os pais deixem seus filhos em boas mãos enquanto vão trabalhar e as crianças tenham um dia num espaço de cuidado/zelo e de instrução/estimulação. Outra boa notícia da Princesa do Norte: serão construídas novas escolas de ensino fundamental, as primeiras de tempo integral.

Outro ponto me chama a atenção na administração de Sobral: a sua preocupação com a valorização do magistério e com a qualificação da gestão escolar, com foco na aprendizagem. Assim, alunos e professores vivem um momento precioso: cada um recebendo o que de melhor, graças a uma gestão séria, competente e comprometida com a sua terra e a sua gente.

Tudo que foi noticiado me alegrou e espero ver tudo de perto, olho no olho do prefeito e nas realizações que perenizarão seu nome na história de nossa terra.

Adísia Sá
Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário