sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Ceará lidera a criação de emprego formal no Nordeste



Após uma sucessão de resultados tímidos, o mercado de trabalho formal cearense reagiu, em julho, conseguindo a maior marca do Nordeste. O saldo do emprego (diferença entre o número de profissionais contratados e demitidos) ficou em 6.695 no mês passado, bastante acima de todos os estados da região. Para se ter uma ideia, o segundo lugar foi o Maranhão, com 3.400, pouco mais que a metade. O desempenho do Estado na criação de oportunidades ainda foi o melhor desde setembro do ano passado, quando fechara em 8.604.


Segmento industrial de calçados teve a maior contribuição para o mercado de trabalho cearense em julho, com mais de 1.900 postos FOTO: SILVANA TARELHO111

Nacionalmente, o Ceará se posicionou em 5º, superado por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará. No acumulado do ano, o saldo soma 17,8 mil empregos. Em 12 meses, chega a 43 mil novas vagas.

Os dados estão compilados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados, ontem, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em prol da recuperação, foi preponderante a evolução do emprego na indústria de transformação. Este setor vinha amargando resultados baixos e influenciando negativamente os números do Estado e também do Brasil. Em julho, no entanto, somou 3.207 postos gerados, resultantes de 10.428 admissões e 7.221 desligamentos no Ceará. Com esses novos trabalhadores contabilizados, a indústria se apresentou como o segmento mais forte no mês passado, acima, inclusive, do setor de serviços, que, nos últimos meses, mantinha-se na ponta.(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário