quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Resistência das micro e pequenas empresas cearenses cresce acima do nível nacional


O índice de micro e pequenas empresas sobreviventes aos dois primeiros anos no Ceará está acima do número nacional. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nesta quinta-feira (20), enquanto o Brasil apresenta a média nacional de 73%, o Ceará chega a 79%.
O Estado ainda apresenta o melhor desempenho do País juntamente com a Paraíba e Roraima, seguido por Minas Gerais (78%), São Paulo (77%) e Distrito Federal (75%)
O índice cearense também está à frente da média apresentada por todas as regiões brasileiras: Sudeste(76,4%), Sul (71,7%), Nordeste (69,1%), Centro-Oeste (68,3%) e Norte (66,0%). É melhor, também, que a média de países como Espanha (69%), Itália (68%) e Holanda (50%) e  Canadá (74%). 
De acordo com o superintendente do Sebrae Ceará, Carlos Cruz, o Estado nunca havia chegado a um resultado tão positivo em todos os anos anteriores. "Só para se ter uma ideia, há cerca de seis anos, a mortalidade das micro e pequenas empresas no Estado chegava a mais de 60%", completou.

Cruz ainda atribui os bons números a um conjunto de fatores aliados ao "ambiente econômico em que o Ceará está vivendo". Segundo ele, o Sebrae Ceará atua de forma diferenciada de outros estados, dando ênfase a três pontos em especial: inteligência de negócio - alertar e questionar ao empreendedor se ele realmente tem conhecimento para o negócio; crédito orientado - de acordo com o perfil da empresa, escolher o plano de crédito apropriado; comercialização - realização de feiras e ajuda ao empresário na busca por experiência fora do Estado.Números no Ceará
De 180 mil empresas em todo o Estado, 98% são micro e pequenas, segundo o superintendente do Sebrae. Ainda de acordo com ele, o Ceará formalizou 47 mil pequenas empresas em 2011 e o número deve chegar a 50 mil até o final do ano.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário