terça-feira, 3 de abril de 2012

Variação de itens de Páscoa chega até 145%


Nos dias que antecedem à Semana Santa é certeza subir o valor de produtos relacionados feriado como o peixe, por exemplo. Há muito tempo é desse jeito. Porém, uma outra prática também bastante antiga (ou até mais velha que a anterior) pode ajudar o consumidor a se prevenir de preços exorbitantes, sobretudo, neste período do ano. Trata-se do ato de pesquisar.
Pensando dessa maneira, o Procon Fortaleza facilitou o trabalho do consumidor da Capital cearense ao divulgar, ontem, um levantamento dos valores dos itens mais procurados antes da Páscoa nos grandes supermercados da Cidade. De acordo com o estudo, realizado nos dia 23, 29 e 30 de março de 2012, no Extra, São Luiz, Carrefour, G. Barbosa, Hiper Bompreço, Frangolândia e Cometa, é possível economizar até 145,40% na compra de um peixe congelado.

Da tilápia ao bacalhau

É o caso do quilo de filé de Merluza, que sai por R$ 4,89 no Extra e por R$ 12,00 no São Luiz. Já a menor diferença ficou por cota do filé de surubim (Kg), que, no G. Barbosa, vale R$ 16,98, e, no Hiper Bompreço, custa R$ 17,90. No caso do alimento fresco, o campeão (75,43%) foi o quilo do camarão com casca, encontrado por R$ 14,98 no Carrefour e G.Barbosa, mas à venda por R$ 26,28, no São Luiz.

A diferença mínima fica por conta da tilápia, vendida a R$ 6,79, no Carrefour, e a R$ 7,99 (valor mais caro), no Hiper Bompreço. O bacalhau, tradicional pescado consumido na Semana Santa, também entrou na pesquisa do Procon. O da marca Porto apresentou maior variação, com 64,02% enquanto que o Saith apresentou a menor (20,01%). Também fizeram parte do levantamento outros itens bem procurados nesta época do ano como azeite de oliva, ovos de páscoa, vinhos e caixas de chocolate.

"Arma" do consumidor

Conforme o secretário do Procon Fortaleza, João Ricardo Vieira, a "arma" do consumidor é pesquisar. Só dessa forma, na opinião dele, é possível inibir que sejam aplicados preços exageradamente elevados. "O que fizemos com essa pesquisa foi uma prestação de serviço. Quem quiser acessar a íntegra pode ir no site www.fortaleza.ce.gov.br/procon", recomendou.

PROTAGONISTA
Produto é irresistível, mas preço não atrai

Para a estudante, Natália Laprovítera, 25, os supermercados ficam irresistíveis durante o período anterior à Páscoa. De acordo com ela, o comércio ajuda a disseminar a vontade do consumidor e é praticamente impossível não comprar um ovo de chocolate. Natália afirmou ainda que já comprou e consumiu um ovo de Páscoa há duas semanas e pretende fazer o mesmo no feriado santo. A jovem confessa esperar todos pelo término do Carnaval para que comece a Semana Santa. Para ela, os preços estão cada vez mais elevados, o que acaba não permitindo a aquisição do produto na intenção de presentear outras pessoas.

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