terça-feira, 4 de setembro de 2012


Seca atinge 174 municípios cearenses. E o pior ainda está por vir.


Foto: Alex Pimentel/DN
Há tempos sem ver uma gota d’água cair do céu, o homem e os animais do semiárido cearense sofrem com os efeitos da longa estiagem que afeta o Estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta promete ser a mais rigorosa seca enfrentada pelo estado nos últimos 19 anos e a quinta pior da história. De acordo com especialistas, a situação ainda vai piorar. No primeiro semestre deste ano, choveu apenas 299,2 milímetros, 50% menos do que a média histórica para a época, que é de 606,4 milímetros
Das 184 cidades cearenses, 178 já decretaram situação de emergência (o governo federal ainda analisa o decreto de quatro municípios). As mais afetadas ficam nas regiões do Sertão Central, Inhamuns e Jaguaribana, onde, segundo a Defesa Civil estadual, vivem cerca de 2,5 milhões pessoas.

SAIBA MAIS
Para suprir a falta de água potável, o Exército está atendendo a 93 localidades com carros-pipa. Até o dia 10, mais 21 cidades começarão a ser atendidas por carros-pipa disponibilizados pela Defesa Civil do Estado por meio de um convênio de R$ 8,3 milhões firmado com o Ministério da Integração Nacional. A expectativa é que este número aumente, já que, segundo a assessora técnica da Defesa Civil estadual, Ioneide Araújo, o pior ainda está por vir.
"Ainda vamos entrar nos meses mais rigorosos da estiagem, e chuvas consolidadas mesmo, só a partir de fevereiro", disse Ioneide. No Ceará, 154 municípios ficam no Semiárido, onde as chuvas só começam em fevereiro.

(com informações do Jornal Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário