quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Doenças do coração são as principais causas de morte




Doenças do aparelho circulatório, sobretudo Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, são as principais causas de óbito entre os cearenses. Em 2011, morreram 13.596 pessoas no Estado, sendo 4.559 vítimas dos males cerebrovasculares, 3.734 de doenças isquêmicas do coração, 2.517 das hipertensivas e 2.786 das demais causas do aparelho circulatório.

Conforme levantamento da Sesa, em 2011, morreram 13.596 pessoas no Ceará vítimas de doenças no aparelho circulatório. Desse total, 4.559 sofreram males cerebrovasculares e 3.734 de doenças isquêmicas do coração FOTO: KID JÚNIOR


Os dados são do levantamento de 2011 realizado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), baseado em números do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/Datasus).

O AVC mata mais que o câncer de mama nas mulheres e mais que o câncer de próstata nos homens. Mais de 20 mil pessoas se encontravam com sequelas devido à doença somente no Ceará, no ano passado.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, quando existe um aumento na expectativa de vida da população, que hoje é de 75 anos, é inevitável que as pessoas morram mais por motivo de doenças crônicas. É o que está acontecendo com o Estado do Ceará e com o País. Isso porque o número de idosos é maior.

Os chamados males do coração são preventivos e dependem do comportamento das pessoas, como explica Fonsêca. Ou seja, é possível evitar combatendo os fatores de risco, como o sedentarismo, a obesidade, a hipertensão e a diabetes. As principais medidas de prevenção, então, são manter a pressão arterial sob controle, evitar o consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos.

Perfil
E a tendência é que o perfil de óbitos do Ceará continue a ser predominantemente de doenças do aparelho circulatório porque os habitantes estão envelhecendo, e a idade é um fator que contribui para a ocorrência dos infartos e AVC´s, por exemplo.

Para a atenção aos pacientes com males do coração, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), hoje, conta com o Centro de Referência Cardio Circulatório, que tem a função de estabilizar a vítima e evitar sequelas. Depois é que eles são transferidos para uma unidade de retaguarda, como o Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA). O coordenador revela que a tendência é transferir esse tipo de atendimento para mais duas unidades, uma no Hospital do Cariri e outra no Hospital de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário