quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ceará terá 75 novas unidades de saúde



Além de 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serão construídos quatro hospitais regionais, 21 policlínicas e18 CEOs 

O Governo do Ceará prometeu investir, até o fim de 2014, quase R$ 1 bilhão na construção de 75 novos equipamentos de saúde. O anúncio foi feito, ontem, durante a apresentação da Análise dos impactos dos investimentos do Governo do Estado do Ceará na área da Saúde, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O valor equivale a 1,15% do Produto Interno Bruno (PIB) do Ceará referente a 2011.

Do total, 30 estão quase prontos ou em fase de construção, segundo os dados. As unidades compreendem quatro hospitais regionais, 21 policlínicas, 18 Centros de Especialidades Odontológica (CEOs) e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), significando um aumento de 342% na oferta de unidades de saúde.
De acordo com o diretor do Ipece, Regis Façanha, as unidades irão contribuir para aumentar a oferta de serviços, gerar empregos e, principalmente, para amenizar um dos problemas enfrentados pela saúde de Fortaleza, a lotação. "A população do Interior, como não possui muitas unidades de saúde onde vive, opta por vir para a Capital, o que sufoca o atendimento, e nós somos cientes dessa dificuldade".
Interior
Por esse motivo, conforme Regis Façanha, a maioria das novas unidades serão localizadas no Interior. Na Capital, será construído um hospital e quatro UPAs.
O maior desafio, segundo o gestor, é manter os equipamentos. "Não basta construir, é preciso, antes de tudo, cuidar. Com as 75 novas unidades, o Governo irá enfrentar novos desafios, que é administrar estas unidades e fazer com que estejam sempre em bom funcionamento". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário