quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Educação, transporte e segurança dominam debate dos candidatos à Prefeitura de Sobral

Levi de Freitas | 11h17 | 20.09.2012

Atualizado às 12h13

Três dos quatro candidatos à Prefietura de Sobral estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (20) nos estúdios da TV DN, a webtv do Diário do Nordeste, para debaterem seus planos para governar a cidade da Região Norte. Dentre os temas abordados, educação, segurança e transporte público dominaram as falas de Marco Prado (PSDB), Professor Osvaldo (PSOL) e Veveu (PT). O candidato Dr. Guimarães (PV) comunicou minutos antes do início do debate que não seria possível comparecer ao evento.
Projetos
Logo no primeiro bloco, os candidatos expuseram seus principais projetos para a cidade de Sobral. Por ordem de sorteio, Marco Prado foi o primeiro, e apoiou-se na saúde para argumentar. "Quero ser prefeito para dar saúde de qualidade e acabar com a desigualdade social. Quero ser prefeito para que não faltem remédios nos hospitais públicos", afirmou.
Candidato Marco Prado (PSDB) defendeu apoio ao Guarany de Sobral.

Na sequência, Professor Osvaldo lamentou a ausência de Dr. Guimarães ao debate e iniciou sua série de disparos contra a atual administração. "Sobral é uma cidade desigual e dividida, e precisa de um cuidado especial das pessoas. O poder em nossa cidade é concentrado em algumas famílias que ficam se revezando no poder. Está na hora de Sobral acordar e olhar para o presente para construir algo diferente para o futuro", disse.
Pela ordem, Veveu afirmou que pretende seguir com os projetos que já constrói na Prefeitura. "Quero ser prefeito para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente dos que mais precisam. Estou fazendo 11 novas creches e sei que é preciso melhorar o sanemaento urbano. Quero fazer 100% de saneamento básico de Sobral", explanou.

Ataques ao governo
Já Professor Osvaldo (Psol) optou por atacar a atual gestão. 

O segundo bloco do debate proporcionou que cada candidato fizesse uma pergunta para um de seus opositores, em duas rodadas. E sobraram críticas e ataques ao atual prefeito em exercício, o candidato Veveu. Pelo sorteio, Marco Prado foi o primeiro, e questionou exatamente Veveu sobre a existência de pessoas terceirizadas no serviço público, e indagou sobra a existência de projetos para concursos públicos em Sobral. "Como a legislação permite, em Sobral há pessoas contratadas para diversos serviços. São licitações feitas, e contratos realizados. Eu já fiz concurso público para a Guarda Municipal, por exemplo, e pretendo fazer ainda para a saúde", explicou Veveu. Marco, entretanto, não perdeu a oportunidade de alfinetar o concorrente na réplica. "A lei permite por tempo determinado, não do jeito como é em Sobral", disparou. 
Confira galeria de imagens
Na sequência, foi Professor Osvaldo quem também disparou contra o atual governo municipal. O candidato do Psol perguntou a opinião de Prado acerca da construção do VLT em Sobral, afirmando que é "uma obra do Governador em que o prefeito é conivente, passando por cima das pessoas". Marco Prado, novamente, não perdeu a chance e criticou a atual gestão de Sobral. "Qualquer obra tem de ter a conivência da população, tem de ser feito um estudo prévio. E a Prefeitura não fez este estudo", determinou. Osvaldo, então, na réplica, taxou a obra de "capricho do Governador, que tem como parceiro o prefeito, que não conversa com a população e empurra seus projetos". 
Foi então a vez de Veveu fazer uso da palavra para questionar o próprio candidato Osvaldo. O atual prefeito questionou as propostas do oponente para a habitação popular. Esquivando-se da resposta, o candidato do Psol disparou mais críticas ao governo petista em Sobral. "Você não merece mais oportunidades, você já teve todas. A cidade já sabe que o senhor representa os Ferreira Gomes, Está na hora de a cidade acordar e dar um basta neste falso modernismo que você representa. As casas que foram feitas parecem casas de pombo. Este é o seu modelo de crescimento que não desenvolve", disparou, criticando ainda a presença da cantora Ivete Sangalo na inauguração de um hospital. "Este jeito de fazer uso dos recursos públicos está aí: vão gastar R$ 600 mil com a Ivete Sangalo na inauguração do hospital. E são obras faraônicas que não funcionam. Este tipo de política enoja a população", finalizou. Na réplica, Veveu foi quem criticou seu adversário, de forma mais ponderada. "Vocês viram, parece que não há preocupação coma construção de casas. Você fez algumas manifestações, mas eu compreendo a limitação da construção de propostas efetivas", alfinetou, concluindo que pretende construir 5000 casas nos distritos e na zona rural.
Combate à violência
Na segunda rodada de perguntas, Marco Prado deixou de lado os ataques e questionou ao atual prefeito Veveu sobre as propostas de governo para conter a violência e as drogas em Sobral. O candidato do PT afirmou preocupação com o tema. "Estou preocupado com isso, para que possamos evitar que mais jovens sejam seduzidos pelo crack e outroas drogas. O Brasil hoje é o maior consumidor de crack no mundo, e precisamos ter medidas grandes, Estamos construindo escolas em tempo integral, e criaremos uma base maior para a proteção da criança e do adolescente. Devemos ser solidários com os usuários, mas devemos ser intransigentes com o tráfico de drogas", pontuou. Na réplica, o candidato do PSDB afirmou que a população "não precisa de mais promessas, temos de ver ação, que é o que não está acontecendo".
Em seguida, Professor Osvaldo questionou Prado sobre os problemas de falta de água enfrentados pela população de Sobral. Marco voltou a criticar o governo de Veveu. "Água é saúde. Em pleno século XXI, prefere-se dar prioridade a um show da Ivete Sangalo ao invés de ter um bom projeto de água. O que está acontecendo é falta de planejamento. Sobral cresceu e não teve o acompanhamento necessário", ponderou. Na réplica, o candidato do Psol criticou a "falta de sensibilidade ecológica" dos últimos governantes de Sobral.
Finalizando o segundo bloco, Veveu decidiu questionar Osvaldo sobre as propostas do candidato do Psol para melhorar a educação em Sobral, citando que na cidade os resultados figuraram entre os melhores do país. Osvaldo disparou que "Tudo em Sobral é a melhor do mundo", completando que "a tão falada educação de Sobral é uma farsa". Osvaldo prosseguiu, afirmando que é necessário "construir cidadania, pessoas críticas que sejam capazes de elaborar propostas e projetos".
Perguntas dos eleitores
O terceiro bloco foi conduzido pelas perguntas enviadas pelos eleitores de Sobral através das redes sociais do Diário do Nordeste. A primeira pergunta foi sobre o que fazer para acabar com a ociosidade dos jovens. Quem respondeu foi Marco Prado, afirmando que, se eleito, irá implantar "escolas em tempo integral para atrair o jovem. Ele entra na escola às 7h da manhã, almoça dentro da escola e fica até as 5h da tarde, aprendendo mais com atividades lúdicas, arte, dança, música, convivendo ainda mais com o professor. Outro passo é terminar a Vila Olímpica, um instrumento que servirá para dar oportunidades de chegarem até - porque não? - às Olimpíadas de 2016, que serão no Rio de Janeiro.
O atual prefeito Veveu (PT) afirmou querer dar continuidade ao trabalho que desenvolve. Fotos: José Leomar

Professor Osvaldo respondeu pergnta sobre como trazer investimentos para o município. O candidato do Psol afirmou apostar no "processo de mobilização social em nosso município, na zona urbana e rural. Estamos buscando construir com as pessoas um processo de construção da sociedade. Por isso, vamos criar um conselho político e um conselho popular. Vamos discutir com as pessoas o que é necessário para desenvovler e trazer trabalho e renda para as pessoas", explicou.
Veveu voltou a falar sobre violência urbana, questionado sobre como combatê-la em Sobral. "Não podemos resumir a ação para a construção de uma cidade, um município, apenas na ação policial. Precisamos garantir os direitos básicos da população. Temos de ter uma polícia mais ousada no enfrentamento ao crack", determinou, citando ainda que está desenvolvendo um mapa da violência em Sobral, onde "indentifica que tipo de violência ocorre, qual a hora e as causas, para possibilitar uma ação inteligente, eficaz e planejada".
Guarany de Sobral em pauta
Na segunda rodada de perguntas dos eleitores, Marco Prado foi indagado sobre suas propostas de investimentos na área de esportes. O candidato citou estar preocupado com o tema, e prometeu "valorizar todo o desporto de Sobral, com as ligas esportivas, os clubes de futebol amador e construindo vários campos, com gramado e iluminação". Prometendo, ainda, concluir a obra de construção da Vila Olímpica, Prado comentou ainda a necessidade de um olhar mais próximo para o Guarany de Sobral, único time do Estado campeão brasileiro (da Série D) e representante da cidade no Campeonato Brasileiro da Série C (3ª divisão), além do Campeonato Cearense. "Temos de dar um incentivo maior ao nosso Guarany de Sobral, pois o time leva o nome da cidade a todos os recantos do Brasil, E nós valorizar o nosso 'Cacique do Vale'", enfatizou.
Na sequência, Profesor Osvaldo foi questionado sobre a conclusão da Vila Olímpica, que é promessa ainda não cumprida pela administração atual de Sobral. O candidato do Psol, mais uma vez, voltou a atacar o governo de Veveu, afirmando que "é uma obra inacabada, pois as coisas em Sobral são inauguradas sem serem acabadas. A pressa é maior por causa da campanha eleitoral".        
Finalizando, Veveu respondeu sobre como melhorar o fluxo turístico da cidade. O petista defendeu que "hoje temos em Sobral o que chamamos de turismo de negócios. A política tem de ser fortalecimento (do turismo na cidade). Temos possibilidades de turismo religioso, turismo cultura e científico", concluiu.
Último bloco
Finalizando odebate, os candidatos expuseram suas últimas considerações. O candidato Marco Prado (PSDB) comentou sobre a situação das famílias de baixa renda que sobrevivem no município com cerca de R$ 200 mensais. Ele ainda afirmou que é impossível cobrir as despesas do mês com o valor. O prefeiturável manifestou o interesse em fazer com que a Cidade seja a primeira do nordeste a não ter pessoas vivendo em extrema pobreza.
O professor Osvaldo (Psol), relembrou os problemas na periferia de Sobral, que conforme o candidato, não são mostrados. Ele afirmou que os projetos são focados somente na área do Centro e que apesar da Cidade serconhecida pela modernidade, que chega a ser comparada com a da Europa, a periferia ainda é muito carente de projetos.
Já o atual prefeito Veveu (PT), falou sobre os investimentos no esporte. Ele ressaltou que é importante o investimento no Guarany de Sobral para que as vitórias ajudem a divulgar o município. E ainda lembrou que o clube levar o nome de Sobral é uma forma de levar a história da Cidade aos outros lugares.
FOTOS: José Leomar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário