O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na sua página na internet, (www.tse.jus.br) uma ferramenta para que o eleitor possa consultar seu local de votação e o seu número do título de eleitor.
A votação ocorrerá no próximo dia 7 de outubro, entre 8h e 17h, considerando o horário local de cada município. Em todo o Brasil, 5.568 cidades escolherão seus novos prefeitos e vereadores. Em Sobral, 131.417 eleitores estão aptos a votar em um dos 4 candidatos a prefeito e em um entre os 208 candidatos a vereador.
Para saber onde é o seu local de votação, clique AQUI. Digite seu nome, seu CPF e o nome completo de sua mãe
Idealizador do projeto que resgatou a autoestima dos sobralenses e transformou Sobral numa cidade de referência para o Ceará e para o Brasil, o governador Cid Gomes agora não quer só mais ganhar a eleição municipal de sua terra natal, através de seu correligionário Veveu Arruda. Quer ganhar bem, e com uma maioria de votos e derepresentatividade na Câmara Municipal, que dê ao novo prefeito a tranquilidade para manter o ritmo de desenvolvimento verificado nos últimos 16 anos, e que teve ainda a efetiva participação de Leônidas Cristino, hoje ministro dos Portos, e do próprio Veveu, no comando do Executivo desde janeiro de 2011. Para motivar seu grupo político na reta final da campanha, Cid Gomes desembarca em Sobral neste sábado (29) para uma série de reuniões com lideranças comunitárias de bairros e distritos, candidatos a vereador das coligações que apoiam a reeleição de Veveu, além de coordenadores e militantes que atuam no dia-a-dia da campanha. Com ele, o ex-prefeito Leônidas Cristino e o deputado Ivo Gomes.
A TAC MOTORS, primeira indústria do Polo Metal-mecânico que está em processo de instalação em nosso Município, iniciou na última sexta-feira (21), as operações da Unidade em Sobral, que será a principal fábrica da empresa no país. O governador Cid Gomes e o prefeito Veveu Arruda, convidados especiais da direção da empresa, participaram da solenidade.
A Unidade de Sobral contará com uma linha de montagem e um módulo de fabricação de chassis, painéis de fibra e pintura. Serão produzidos jipes com característica off-road para atender às demandas de consumo do mercado interno brasileiro. O carro, um produto nacional, também transita no terreno urbano.
SAIBA MAIS
Até o final do ano, a Unidade de Sobral da TAC MOTORS deverá produzir 200 carros, gerando 45 empregos diretos, e os 200 indiretos. O investimento da montadora nesse primeiro ano será da ordem de R$ 70 milhões. Quando estiver na plenitude de sua capacidade, a Unidade de Sobral deverá produzir 3 mil carros por ano, gerando 450 empregos diretos. O investimento total previsto é de R$ 203 milhões e será executado em cinco anos.
A montadora está instalada no Distrito Industrial de Sobral, na BR 222, nº 3462, no antigo prédio da Curtmasa. (Sobral em revista)
Com o intuito de proporcionar mais opções de lazer noturno para os sobralenses que moram nos bairros periféricos, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, determinou ao secretário de Esportes e Juventude, Eugênio Parcelli, que ilumine todos os principais campos de futebol amador espalhados pela cidade.
Nesta semana, três novas praças de esportes receberão o benefício. O Eliardão, no Alto da Brasília, o campo ao lado do CRAS no bairro Pe. Palhano e o campo da Vila União. Este receberá benefícios maiores, uma vez que o campo será nivelado, as traves trocadas e a marcação refeita.
As melhorias nos campos de futebol dos bairros sobralenses começaram pelo Caldeirão do Tamarindo, e depois, o campo do Barcelona, na Expectativa. Segundo Eugênio Parcelli, um estudo de viabilidade está sendo feito com outros campos, e o objetivo é ter pelo menos 10 bairros beneficiados.
Agenda do Candidato VEVEU Arruda 13 e do Vice Carlos Hilton
A educação sobralense é mais uma vez destaque em uma publicação de abrangência nacional. Agora é a Revista do Brasil, publicada em São Paulo, que traz interessante matéria intitulada "Para andar mais rápido", que apresenta algumas experiências positivas, como a da Secretaria Municipal de Educação de Sobral.
Para ter acesso a matéria completa, clique AQUI e AQUI
Tão logo deixou a Escola Profissional Lysia Pimentel, onde participou da solenidade de abertura do Fórum Tecnológico Regional de Educação Profissional, na última sexta-feira (21), o governador Cid Gomes participou de uma reunião para tratar da entrega do Hospital Regional da Zona Norte.
No encontro, técnicos e secretários da Saúde, Casa Civil e Infraestrutura. A data da inauguração do Hospital, anteriormente anunciada para o dia 29 de setembro, foi adiada pelo governador, que quer fazer uma grande festa para o povo da região, mas quer evitar problemas com a justiça eleitoral. A nova data será anunciada em breve.
EM TEMPO
Quanto ao show que poderá ser apresentado quando da inauguração, o Governo do Estado negocia com Ivete Sangalo, mas nada está definido, pois dependerá da interseção de agendas.
Um ‘mar’ de gente tomou conta das ruas de Sobral na tarde/noite do último sábado (22) para participar da grande passeata promovida pela campanha de Veveu Arruda a reeleição. Segundo números repassados pela secretaria da Segurança e Cidadania, mais de 40 mil pessoas se aglomeraram no evento, e nas esquinas por onde a passeata passou.
O governador Cid Gomes, acompanhando dos ministros Leônidas Cristino (Portos) e Alexandre Padilha (Saúde), do ex-governador Ciro Gomes, deputados estaduais e federais, candidatos a vereador, lideranças políticas e comunitárias, puxou a multidão, que eufórica, gritava palavras de ordem e cantava a música da campanha. Mais do que palavras, as imagens abaixo falam mais alto.
Fotos: Luis Queiroz, Zé Donato, André Adeodato, Wellington Macedo
Ciro Gomes uma vida de paixão dedicada à política
Apaixonado pelo Nordeste, o ex-ministro Ciro Gomes é um dos agraciados com o Troféu Sereia de Ouro. A comenda também será entregue, dia 28, ao procurador-geral Roberto Gurgel, ao empresário Euvaldo Bringel e ao médico Alberto Lima
O ex-ministro Ciro Gomes: "Sou um sonhador que resolveu realizar o sonho" FOTO: KIKO SILVA
A inteligência de Ciro Ferreira Gomes é admirada até pelos adversários políticos. Contudo, na base deste pensamento ágil, a razão se combina à paixão - pela política, pela cultura e, sobretudo pelo Nordeste.
Aos 53 anos, Ciro acumula uma longa e rica trajetória no campo político. "Estou até escrevendo um livro de memórias", revela o homem que ingressou cedo no campo da política. Aos 26 anos, se elegeu deputado estadual, chegou a prefeito de Fortaleza seis anos mais tarde e ao cargo de governador com apenas 34 anos.
Ciro Gomes tornou-se uma das figuras centrais do cenário político brasileiro. Em um momento crítico da história recente do País, foi convidado pelo então presidente Itamar Franco para assumir o Ministério da Fazenda. A atuação marcante no cargo o motivou a concorrer à presidência da República, por duas vezes. No primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi chamado a integrar a equipe ministerial, à frente do Ministério da Integração Nacional.
Política
Ciro nasceu em Pindamonhangaba, São Paulo. Nos anos 40, a capital paulista foi o destino provisório de José Euclides Ferreira Gomes Júnior, um jovem intelectual de Sobral, casado com a professora Maria José. "A história de meu pai é de mais um cearense que saiu de Sobral fugindo da seca", conta Ciro.
Desse exílio, veio o desejo de ajudar a virar de uma vez por todas essa página da história do Nordeste. O pai, aliás, é a grande inspiração política de Ciro Gomes. José Euclides escapou da seca para vencer na vida no Rio de Janeiro, onde, com esforço concluiu o curso de Direito, tornando-se depois professor (curso e carreira que o filho mais velho depois abraçaria). Ciro espera voltar ao magistério universitário.
O pai voltou para o Sobral, onde chegou a ser prefeito. Mas antes, José Euclides fez uma parada em São Paulo, cidade que lhe presenteou com um grande e eterno amor. A jovem professora Maria José, mãe de Ciro Gomes, que trocou o frio paulista pelo semiárido nordestino. "Foi paixão à primeira vista", conta o filho, com carinho. Paixão que se transformaria em amor e numa família de cinco filhos, sendo Ciro, o mais velho.
Aos quatro anos, Ciro Gomes chega a Sobral com a família. Ele e os irmãos cresceram num lar onde a educação era uma das principais heranças que os pais podiam deixar aos filhos. E foi assim com os Ferreira Gomes, que deixaram para trás o fantasma da seca e ajudaram a escrever um novo capítulo na história daquela cidade - e do Estado. "Sou completamente sobralense. De corpo e alma. Sobral é tudo. É minha verdadeira origem e, provavelmente, o meu destino", declara.
Vocação inevitável
O menino Ciro Gomes cresceu num ambiente marcado pela política, valorização da educação e do gosto pelas artes. Do pai, herdou a vocação e a paixão pela política, traduzida em vida pública. "Sem essa paixão você se corrompe", diz.
Ciro fala da política como uma "vocação, inevitável". "Foi algo natural. Nenhum de nós foi forçado a entrar na política", explica, lembrando da atuação dos irmãos, o governador Cid Gomes (engenheiro por formação), e o deputado estadual Ivo Gomes, advogado como Ciro. Pai de três filhos, Lívia, Ciro e Yuri, ele se orgulha de ver a mais velha seguindo a tradição cívica da família.
Da mãe, aprendeu a cultivar o amor pelas artes, em especial, a literatura, o cinema e a música. Atualmente, estuda saxofone por partitura, e acalenta o sonho de finalizar o argumento de um filme, contando a história da formação do Acre a partir da migração de nordestinos.
Após a aprovação no vestibular, troca Sobral por Fortaleza. Depois de formado, aos 21 anos, faz o caminho de volta, exercendo a advocacia em Sobral, atendendo aos mais pobres. Logo o advogado deu lugar ao político. Foi o pai quem lançou esse desafio. Ele via no filho seu sucessor natural. "Ele me dizia: tem que ser você!", relembra o ex-ministro.
Apesar da pouca idade, Ciro Gomes foi bem recebido pelos veteranos da seara política. "Sempre fui uma pessoa muito responsável", afirma ter convivido com grandes nomes do cenário político cearense, como Castelo de Castro, Manuel Castro, Mauro Benevides, Figueiredo Corrêa e conversado de igual para igual.
A segunda vez que a política atravessa a sua trajetória de vida, impondo um novo desafio, acontece no fim da década de 1980, quando era líder na Assembleia Legislativa do Ceará, ao ser lançado candidato a prefeito de Fortaleza. A vitória nessa eleição foi uma de suas maiores alegrias. Depois de ter ocupado o cargo de governador, entre 1991 e 1994, foi alçado ao cenário político nacional. Desde então, Ciro Gomes é uma das lideranças nacionais País, que se empenha em formar novas quadros de gestores públicos e se dedica em transformar o Nordeste. "Hoje vivemos um bom momento, mas a região ainda pode mudar muito mais", avalia.
Comenda
Sobre a escolha do seu nome para compor a lista de homenageados com a entrega da 42ª edição da festa do Troféu Sereia de Ouro, disse ser "uma surpresa muito agradável". Ele confessa que se emocionou ao receber a notícia. "É um gesto nobre e generoso que me deixa honrado", definiu Ciro Gomes.(Diário do Nordeste).
Após as disputas no Ceará World Cup Skateboard, em Fortaleza, os melhores atletas do Brasil prometem uma competição acirrada nos Jogos de Ação 2012 nos dias 22 e 23 de setembro, na Pista de Skate do Parque da Cidade, em Sobral. O evento, que chega a sua décima edição, é válido pela segunda etapa do Circuito Brasileiro de Street Skate Profissional e abriga também a Copa Sobral de Skate Amador.
Já confirmaram presença nomes como o campeão brasileiro por 12 vezes, Rodil (Ferrugem) Jr, um dos favoritos desta etapa, além de atletas que figuram no topo do ranking, como Kelvin Hoefler, Danilo do Rosário e Lucas Carvalho “Xaparral”.
A cidade de Sobral é referência nacional do skate por sediar uma etapa do Brasileiro. A pista onde acontecerá o evento passa por adaptações sugeridas pelos próprios skatistas para tornar a disputa ainda mais desafiante a cada ano. Nesta edição dos Jogos de Ação, será oferecida uma premiação total de R$ 40 mil em dinheiro para os skatistas profissionais e R$ 4 mil, além de material esportivo, para os amadores.
SAIBA MAIS
Os Jogos de Ação são uma realização da T’Ai Produções e Eventos e conta com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte, e da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude. A organização técnica é da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e da Federação Cearense de Skate (FESk), com apoio da HD Hawaiian Dreams.
Pegou mal para o candidato Guimarães as críticas despropositadas feitas contra a educação sobralense durante o debate eleitoral da Nordestv na noite da última terça-feira (18). Mostrando total desconhecimento sobre a realidade vivenciada nos últimos anos pela educação municipal, plenamente reconhecida até pela ONU, que concedeu ao nosso município o prêmio Objetivos do desenvolvimento do Milênio (ODM Brasil).
Dentre outros absurdos, o candidato do Partido Verde disse que os diretores das escolas municipais eram indicados por políticos; disse que os números da educação são ‘maquiados’, colocando em cheque a credibilidade até do Ministério da Educação, que faz a avaliação; mostrou desconhecimento ao criticar o IDEB municipal do 9º ano, que sequer foi divulgado, e ao afirmar que o IDEB sobralense foi de 4,4, quando na verdade o município obteve o índice de 7,3, um dos maiores do Brasil.
Nas redes sociais, a revolta foi grande, sobretudo por parte de professores da rede municipal sobralense que se sentiram ofendidos e atacados pelo candidato, que não apresentou até agora nenhuma proposta concreta para a educação sobralense.
Três dos quatro candidatos à Prefietura de Sobral estiveram presentes na manhã desta quinta-feira (20) nos estúdios da TV DN, a webtv do Diário do Nordeste, para debaterem seus planos para governar a cidade da Região Norte. Dentre os temas abordados, educação, segurança e transporte público dominaram as falas de Marco Prado (PSDB), Professor Osvaldo (PSOL) e Veveu (PT). O candidato Dr. Guimarães (PV) comunicou minutos antes do início do debate que não seria possível comparecer ao evento.
Projetos
Logo no primeiro bloco, os candidatos expuseram seus principais projetos para a cidade de Sobral. Por ordem de sorteio, Marco Prado foi o primeiro, e apoiou-se na saúde para argumentar. "Quero ser prefeito para dar saúde de qualidade e acabar com a desigualdade social. Quero ser prefeito para que não faltem remédios nos hospitais públicos", afirmou.
Candidato Marco Prado (PSDB) defendeu apoio ao Guarany de Sobral.
Na sequência, Professor Osvaldo lamentou a ausência de Dr. Guimarães ao debate e iniciou sua série de disparos contra a atual administração. "Sobral é uma cidade desigual e dividida, e precisa de um cuidado especial das pessoas. O poder em nossa cidade é concentrado em algumas famílias que ficam se revezando no poder. Está na hora de Sobral acordar e olhar para o presente para construir algo diferente para o futuro", disse.
Pela ordem, Veveu afirmou que pretende seguir com os projetos que já constrói na Prefeitura. "Quero ser prefeito para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente dos que mais precisam. Estou fazendo 11 novas creches e sei que é preciso melhorar o sanemaento urbano. Quero fazer 100% de saneamento básico de Sobral", explanou.
Ataques ao governo
Já Professor Osvaldo (Psol) optou por atacar a atual gestão.
O segundo bloco do debate proporcionou que cada candidato fizesse uma pergunta para um de seus opositores, em duas rodadas. E sobraram críticas e ataques ao atual prefeito em exercício, o candidato Veveu. Pelo sorteio, Marco Prado foi o primeiro, e questionou exatamente Veveu sobre a existência de pessoas terceirizadas no serviço público, e indagou sobra a existência de projetos para concursos públicos em Sobral. "Como a legislação permite, em Sobral há pessoas contratadas para diversos serviços. São licitações feitas, e contratos realizados. Eu já fiz concurso público para a Guarda Municipal, por exemplo, e pretendo fazer ainda para a saúde", explicou Veveu. Marco, entretanto, não perdeu a oportunidade de alfinetar o concorrente na réplica. "A lei permite por tempo determinado, não do jeito como é em Sobral", disparou.
Confira galeria de imagens
Na sequência, foi Professor Osvaldo quem também disparou contra o atual governo municipal. O candidato do Psol perguntou a opinião de Prado acerca da construção do VLT em Sobral, afirmando que é "uma obra do Governador em que o prefeito é conivente, passando por cima das pessoas". Marco Prado, novamente, não perdeu a chance e criticou a atual gestão de Sobral. "Qualquer obra tem de ter a conivência da população, tem de ser feito um estudo prévio. E a Prefeitura não fez este estudo", determinou. Osvaldo, então, na réplica, taxou a obra de "capricho do Governador, que tem como parceiro o prefeito, que não conversa com a população e empurra seus projetos".
Foi então a vez de Veveu fazer uso da palavra para questionar o próprio candidato Osvaldo. O atual prefeito questionou as propostas do oponente para a habitação popular. Esquivando-se da resposta, o candidato do Psol disparou mais críticas ao governo petista em Sobral. "Você não merece mais oportunidades, você já teve todas. A cidade já sabe que o senhor representa os Ferreira Gomes, Está na hora de a cidade acordar e dar um basta neste falso modernismo que você representa. As casas que foram feitas parecem casas de pombo. Este é o seu modelo de crescimento que não desenvolve", disparou, criticando ainda a presença da cantora Ivete Sangalo na inauguração de um hospital. "Este jeito de fazer uso dos recursos públicos está aí: vão gastar R$ 600 mil com a Ivete Sangalo na inauguração do hospital. E são obras faraônicas que não funcionam. Este tipo de política enoja a população", finalizou. Na réplica, Veveu foi quem criticou seu adversário, de forma mais ponderada. "Vocês viram, parece que não há preocupação coma construção de casas. Você fez algumas manifestações, mas eu compreendo a limitação da construção de propostas efetivas", alfinetou, concluindo que pretende construir 5000 casas nos distritos e na zona rural.
Combate à violência
Na segunda rodada de perguntas, Marco Prado deixou de lado os ataques e questionou ao atual prefeito Veveu sobre as propostas de governo para conter a violência e as drogas em Sobral. O candidato do PT afirmou preocupação com o tema. "Estou preocupado com isso, para que possamos evitar que mais jovens sejam seduzidos pelo crack e outroas drogas. O Brasil hoje é o maior consumidor de crack no mundo, e precisamos ter medidas grandes, Estamos construindo escolas em tempo integral, e criaremos uma base maior para a proteção da criança e do adolescente. Devemos ser solidários com os usuários, mas devemos ser intransigentes com o tráfico de drogas", pontuou. Na réplica, o candidato do PSDB afirmou que a população "não precisa de mais promessas, temos de ver ação, que é o que não está acontecendo".
Em seguida, Professor Osvaldo questionou Prado sobre os problemas de falta de água enfrentados pela população de Sobral. Marco voltou a criticar o governo de Veveu. "Água é saúde. Em pleno século XXI, prefere-se dar prioridade a um show da Ivete Sangalo ao invés de ter um bom projeto de água. O que está acontecendo é falta de planejamento. Sobral cresceu e não teve o acompanhamento necessário", ponderou. Na réplica, o candidato do Psol criticou a "falta de sensibilidade ecológica" dos últimos governantes de Sobral.
Finalizando o segundo bloco, Veveu decidiu questionar Osvaldo sobre as propostas do candidato do Psol para melhorar a educação em Sobral, citando que na cidade os resultados figuraram entre os melhores do país. Osvaldo disparou que "Tudo em Sobral é a melhor do mundo", completando que "a tão falada educação de Sobral é uma farsa". Osvaldo prosseguiu, afirmando que é necessário "construir cidadania, pessoas críticas que sejam capazes de elaborar propostas e projetos".
Perguntas dos eleitores
O terceiro bloco foi conduzido pelas perguntas enviadas pelos eleitores de Sobral através das redes sociais do Diário do Nordeste. A primeira pergunta foi sobre o que fazer para acabar com a ociosidade dos jovens. Quem respondeu foi Marco Prado, afirmando que, se eleito, irá implantar "escolas em tempo integral para atrair o jovem. Ele entra na escola às 7h da manhã, almoça dentro da escola e fica até as 5h da tarde, aprendendo mais com atividades lúdicas, arte, dança, música, convivendo ainda mais com o professor. Outro passo é terminar a Vila Olímpica, um instrumento que servirá para dar oportunidades de chegarem até - porque não? - às Olimpíadas de 2016, que serão no Rio de Janeiro.
O atual prefeito Veveu (PT) afirmou querer dar continuidade ao trabalho que desenvolve. Fotos: José Leomar
Professor Osvaldo respondeu pergnta sobre como trazer investimentos para o município. O candidato do Psol afirmou apostar no "processo de mobilização social em nosso município, na zona urbana e rural. Estamos buscando construir com as pessoas um processo de construção da sociedade. Por isso, vamos criar um conselho político e um conselho popular. Vamos discutir com as pessoas o que é necessário para desenvovler e trazer trabalho e renda para as pessoas", explicou.
Veveu voltou a falar sobre violência urbana, questionado sobre como combatê-la em Sobral. "Não podemos resumir a ação para a construção de uma cidade, um município, apenas na ação policial. Precisamos garantir os direitos básicos da população. Temos de ter uma polícia mais ousada no enfrentamento ao crack", determinou, citando ainda que está desenvolvendo um mapa da violência em Sobral, onde "indentifica que tipo de violência ocorre, qual a hora e as causas, para possibilitar uma ação inteligente, eficaz e planejada".
Guarany de Sobral em pauta
Na segunda rodada de perguntas dos eleitores, Marco Prado foi indagado sobre suas propostas de investimentos na área de esportes. O candidato citou estar preocupado com o tema, e prometeu "valorizar todo o desporto de Sobral, com as ligas esportivas, os clubes de futebol amador e construindo vários campos, com gramado e iluminação". Prometendo, ainda, concluir a obra de construção da Vila Olímpica, Prado comentou ainda a necessidade de um olhar mais próximo para o Guarany de Sobral, único time do Estado campeão brasileiro (da Série D) e representante da cidade no Campeonato Brasileiro da Série C (3ª divisão), além do Campeonato Cearense. "Temos de dar um incentivo maior ao nosso Guarany de Sobral, pois o time leva o nome da cidade a todos os recantos do Brasil, E nós valorizar o nosso 'Cacique do Vale'", enfatizou.
Na sequência, Profesor Osvaldo foi questionado sobre a conclusão da Vila Olímpica, que é promessa ainda não cumprida pela administração atual de Sobral. O candidato do Psol, mais uma vez, voltou a atacar o governo de Veveu, afirmando que "é uma obra inacabada, pois as coisas em Sobral são inauguradas sem serem acabadas. A pressa é maior por causa da campanha eleitoral".
Finalizando, Veveu respondeu sobre como melhorar o fluxo turístico da cidade. O petista defendeu que "hoje temos em Sobral o que chamamos de turismo de negócios. A política tem de ser fortalecimento (do turismo na cidade). Temos possibilidades de turismo religioso, turismo cultura e científico", concluiu.
Último bloco
Finalizando odebate, os candidatos expuseram suas últimas considerações. O candidato Marco Prado (PSDB) comentou sobre a situação das famílias de baixa renda que sobrevivem no município com cerca de R$ 200 mensais. Ele ainda afirmou que é impossível cobrir as despesas do mês com o valor. O prefeiturável manifestou o interesse em fazer com que a Cidade seja a primeira do nordeste a não ter pessoas vivendo em extrema pobreza.
O professor Osvaldo (Psol), relembrou os problemas na periferia de Sobral, que conforme o candidato, não são mostrados. Ele afirmou que os projetos são focados somente na área do Centro e que apesar da Cidade serconhecida pela modernidade, que chega a ser comparada com a da Europa, a periferia ainda é muito carente de projetos.
Já o atual prefeito Veveu (PT), falou sobre os investimentos no esporte. Ele ressaltou que é importante o investimento no Guarany de Sobral para que as vitórias ajudem a divulgar o município. E ainda lembrou que o clube levar o nome de Sobral é uma forma de levar a história da Cidade aos outros lugares.
Depois de gravar uma mensagem de apoio a candidatura a reeleição do prefeito Veveu Arruda, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou presença na grande passeata programada para a tarde do próximo sábado (22), a partir das 16 horas, com concentração em frente ao Hospital Regional Norte.
O governador Cid Gomes, o ministro dos Portos e ex-prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, e o ex-governador Ciro Gomes também estão confirmados no evento, além do deputado federal Pe. Zé Linhares, os deputados estaduais Ivo Gomes, Ferreira Aragão e Teodoro Soares.
TEM MAIS
Na manhã de sábado, o comitê central de Veveu Arruda montará uma grande blitz para distribuição de bandeiras e material de campanha, além de adesivação de carros. A movimentação começa as 8h da manhã, no Boulevard do Arco.
Segundo o calendário eleitoral de 2012, a partir deste sábado (22) os candidatos a prefeito e vereador só podem ser presos em flagrante, segundo o TSE. A norma vale também para membros de mesa das Zonas Eleitorais no dia 7, quando os eleitores depositarão seus votos, e para os fiscais de partido.
Sábado também é o prazo para as coligações indicarem quem serão seus fiscais. Além disso, a Justiça Eleitoral deve indicar, até o fim de semana, quais funcionários e espaços precisará para realizar o pleito, bem como requerer transporte e alimentação para os que estarão trabalhando no dia da votação.
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Alexandre Aragão, com o apoio do procurador-geral de Justiça Ricardo Machado, elaborou uma nova campanha de combate à corrupção eleitoral. A coordenação estadual do movimento “O que você tem a ver com a corrupção?” distribuiu e encaminhou cartazes a serem reproduzidos por todos os promotores de Justiça eleitoral, com os dizeres: “Esta família não vende voto! Lei 9.840 – Voto não tem preço, tem consequências”.
Agenda do Candidato a Prefeito VEVEU 13 e do Vice Carlos Hilton
Ceará terá 75 novas unidades de saúde
Além de 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serão construídos quatro hospitais regionais, 21 policlínicas e18 CEOs
O Governo do Ceará prometeu investir, até o fim de 2014, quase R$ 1 bilhão na construção de 75 novos equipamentos de saúde. O anúncio foi feito, ontem, durante a apresentação da Análise dos impactos dos investimentos do Governo do Estado do Ceará na área da Saúde, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O valor equivale a 1,15% do Produto Interno Bruno (PIB) do Ceará referente a 2011.
Do total, 30 estão quase prontos ou em fase de construção, segundo os dados. As unidades compreendem quatro hospitais regionais, 21 policlínicas, 18 Centros de Especialidades Odontológica (CEOs) e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), significando um aumento de 342% na oferta de unidades de saúde.
De acordo com o diretor do Ipece, Regis Façanha, as unidades irão contribuir para aumentar a oferta de serviços, gerar empregos e, principalmente, para amenizar um dos problemas enfrentados pela saúde de Fortaleza, a lotação. "A população do Interior, como não possui muitas unidades de saúde onde vive, opta por vir para a Capital, o que sufoca o atendimento, e nós somos cientes dessa dificuldade".
Interior
Por esse motivo, conforme Regis Façanha, a maioria das novas unidades serão localizadas no Interior. Na Capital, será construído um hospital e quatro UPAs.
O maior desafio, segundo o gestor, é manter os equipamentos. "Não basta construir, é preciso, antes de tudo, cuidar. Com as 75 novas unidades, o Governo irá enfrentar novos desafios, que é administrar estas unidades e fazer com que estejam sempre em bom funcionamento".
Doenças do coração são as principais causas de morte
Doenças do aparelho circulatório, sobretudo Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto, são as principais causas de óbito entre os cearenses. Em 2011, morreram 13.596 pessoas no Estado, sendo 4.559 vítimas dos males cerebrovasculares, 3.734 de doenças isquêmicas do coração, 2.517 das hipertensivas e 2.786 das demais causas do aparelho circulatório. Conforme levantamento da Sesa, em 2011, morreram 13.596 pessoas no Ceará vítimas de doenças no aparelho circulatório. Desse total, 4.559 sofreram males cerebrovasculares e 3.734 de doenças isquêmicas do coração FOTO: KID JÚNIOR
Os dados são do levantamento de 2011 realizado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), baseado em números do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM/Datasus).
O AVC mata mais que o câncer de mama nas mulheres e mais que o câncer de próstata nos homens. Mais de 20 mil pessoas se encontravam com sequelas devido à doença somente no Ceará, no ano passado.
De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, quando existe um aumento na expectativa de vida da população, que hoje é de 75 anos, é inevitável que as pessoas morram mais por motivo de doenças crônicas. É o que está acontecendo com o Estado do Ceará e com o País. Isso porque o número de idosos é maior.
Os chamados males do coração são preventivos e dependem do comportamento das pessoas, como explica Fonsêca. Ou seja, é possível evitar combatendo os fatores de risco, como o sedentarismo, a obesidade, a hipertensão e a diabetes. As principais medidas de prevenção, então, são manter a pressão arterial sob controle, evitar o consumo excessivo de sal, bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos.
Perfil E a tendência é que o perfil de óbitos do Ceará continue a ser predominantemente de doenças do aparelho circulatório porque os habitantes estão envelhecendo, e a idade é um fator que contribui para a ocorrência dos infartos e AVC´s, por exemplo.
Para a atenção aos pacientes com males do coração, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), hoje, conta com o Centro de Referência Cardio Circulatório, que tem a função de estabilizar a vítima e evitar sequelas. Depois é que eles são transferidos para uma unidade de retaguarda, como o Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA). O coordenador revela que a tendência é transferir esse tipo de atendimento para mais duas unidades, uma no Hospital do Cariri e outra no Hospital de Sobral.
A Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, em parceira com o Instituto ECOA, promove durante todo o mês de setembro, uma série de apresentações culturais de vários formatos para marcar as comemorações dos 132 anos do Theatro São João. Segue abaixo a programação desta semana.
18 (terça)
19h - Terças no Teatro: Espetáculo "O Clarão" - Cia Corpo Cênico Cearense (Sobral/CE)
Acesso: R$ 1,00
Classificação: 14 anos
19 (quarta)
18h30m - Espetáculo “O Macaco Cozinheiro da Arca de Noé" - Teatro da Juventude (Rio de Janeiro/RJ)
Acesso: R$ 15,00 e R$ 12,00
Classificação: Livre
20 (quinta)
20h – Show “Gonzagueando” com Marcus Caffé (Fortaleza/CE)
Acesso: R$ 2,00
Classificação: Livre
21 (sexta)
19h – Apresentação do Grupo de Musicalização Infantil da Escola de Música de Sobral e do Grupo Vocal da UFC (Sobral/CE)
Acesso: Gratuito
Classificação: Livre
22 e 23 (sábado e domingo)
20h – Espetáculo “Perdoa-me por me Traíres” de Nelson Rodrigues – Cia de Teatro Engenharia Cênica (Barbalha/CE)