quarta-feira, 25 de julho de 2012

Veja abaixo, trecho da matéria publicada no Jornal paranaense, Gazeta do Povo:

Cidade cearense tem 27 instituições 
com bom desempenho

A cidade sertaneja de Sobral (CE) se destaca por ter a rede escolar municipal com o melhor Ideb do Nordeste. Além disso, das 82 escolas do país que contornam a pobreza e garantem aprendizado de primeiro mundo aos alunos, 27 são de lá. Esse dado mostra que a oferta de uma educação de qualidade não se restringe a casos isolados. É possível que isso ocorra em um grupo inteiro de escolas.
A partir da adoção de uma série de políticas públicas, o município conseguiu zerar o índice de evasão escolar, praticamente acabar com a defasagem idade-série e fazer o porcentual de crianças que não sabiam ler e escrever cair de 48% para 3%. A uniformidade nos resultados da rede pode ser vista até em escolas rurais, que costumam ter, em todo o país, indicadores educacionais muito piores.
Investimento
Segundo o secretário municipal de Educação, Júlio César Alexandre, não são os recursos que explicam o bom resultado de Sobral. O município destina ao setor 26% de suas receitas, um ponto porcentual acima do mínimo constitucional. Além de abolir as indicações políticas para cargos de direção, o município se esforçou para acabar com salas multisseriadas, oferecer qualificação aos professores – que têm reajuste salarial 5% superior ao das demais categorias – e reconheceu financeiramente os docentes com turmas que se destacam em avaliações mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário