Já está
sendo finalizada a montagem da subestação de energia da Estação Rachel de
Queiroz que vai ser responsável por energizar o trecho em que serão feitos os
testes dinâmicos do Metrô de Fortaleza. Serão energizados 2,8 quilômetros entre
as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Rachel de Queiroz
(Pajuçara). Os testes dinâmicos devem ser iniciados neste primeiro semestre. A
subestação vai receber energia da Coelce e transformar 60 mil volts em corrente
alternada para 3 mil volts em corrente contínua. A energia vai suprir a rede
aérea em que os trens estarão conectados. Os testes serão feitos nos dois
primeiros trens unidades elétricas (TUEs) comprados da Itália que atualmente
passam por testes estáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba Os dois TUEs
fazem parte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80
metros, cada. Cada composição é formada por três carros: duas caixas com cabine
nas extremidades (o que permite que o trem ande nas duas direções sem precisar
fazer retorno) e uma caixa só para passageiro no centro. O valor investido pelo
Governo do Estado na compra dos trens foi de R$ 240 milhões. Os trens são
movidos à tração elétrica. Cada composição de 80 metros tem capacidade de
transporte de até 900 passageiros. O equipamento possui assentos acolchoados,
bagageiro, sistema de ar-condicionado e são dotados de comunicação sonora e
visual para orientação dos usuários. Durante o trajeto, o veículo poderá
atingir até 80 km/h. O novo meio de transporte tem também câmeras internas e
externas, que contribuem para a segurança dos usuários. O condutor poderá, por
exemplo, saber se todos os passageiros já entraram para poder seguir viagem. O
equipamento também atende às normas de acessibilidade. As portas do trem são
largas, garantindo a entrada de cadeirantes e pessoas com dificuldades de
locomoção, e possuem sensor para orientar pessoas com deficiência visual. Nas
composições, há assentos com cinto de segurança destinado exclusivamente a
cadeirantes. Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a
integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar
cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014
sejam beneficiados 675 mil passageiros.
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