domingo, 6 de fevereiro de 2011

Governador Cid Gomes conhece novas tecnologias para transporte urbano.



O governador Cid Gomes visitou nesta sexta-feira (04) a fábrica de trens AnsaldoBreda, em Pistoia, na Itália. Na linha de produção, Cid acompanhou de perto as novas tecnologias empregadas para a construção de trens de passageiros, que incluem até a operação de veículos sem comandante. Essas novas tecnologias poderão ser empregadas nos trens da Linha Leste do Metrô de Fortaleza e no Ramal Parangaba-Mucuripe. Neste sábado (5), Cid Gomes visitará a fábrica da AnsaldoBreda em Nápoles, também na Itália. É lá que estão sendo fabricados os trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, sendo que duas das 20 unidades foram entregues, totalizando um investimento de R$ 240 milhões.
A Linha Leste terá início na estação central Xico da Silva, onde também se encontrarão as Linhas Oeste e Sul, no Centro de Fortaleza, seguindo pela região de bairros da Aldeota e Papicu, terminado na avenida Washington Soares. Já a Linha Parangaba-Mucuripe será de grande importância para a ligação entre o setor hoteleiro da orla de Fortaleza e o Centro da Capital a partir de sua integração com a Linha Sul. Atualmente, o ramal é operado somente por trens de carga, mas até a Copa de 2014 deverá passar a ter um fluxo misto, transportando também passageiros. A Linha será operada por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), trens de superfície semelhantes aos usados na Europa, que oferece aos passageiros conforto e segurança. O projeto prevê ao longo dos 13 km, 10 estações de superfície, seis passagens subterrâneas, um elevado e um viaduto ferroviários, atendendo aos bairros Parangaba, Aeroporto, Montese, São João do Tauape, Dionísio Torres, Adeota, Papicu e Mucuripe.
No domingo (6), o Governador chegará  em Amsterdã, na Holanda, para no dia seguinte realizar visita ao maior porto marítimo da Europa, na cidade de Roterdã. Ainda na segunda-feira (7) , a comitiva seguirá para Copenhague, na Dinamarca, para, já na terça-feira (8), visitar a empresa de McGregor  de descarregadores, em Helsingborg, na Suécia.  Nesta semana, na Espanha, Cid Gomes visitou o Porto de Sevilha e a fábrica de trens Vossloh, em Valência. Fazem parte da comitiva, além do Governador e do  secretário da Infraestrutura; o secretário do Turismo, Bismark Maia; o presidente da Companhia Metropolitana de Trens Urbanos (Metrofor), Rômulo Fortes; e Luiz Hernane de Carvalho, da CearaPortos. Durante o período, assume o Governo o vice Domingos Filho.
Sobre a Ansaldo Breda

A empresa fundada em 2001 é uma das maiores da Europa e é resultado da fusão entre Ansaldo Breda dell'AnsaldoBreda Transporte (fundada em 1854) e Sociedade Ernesto Breda, fundada em 1886. A integração tem permitido a partilha de conhecimentos com uma força mecânica, tornando AnsaldoBreda capaz de projetar e construir de forma independente do sistema do veículo completo: projeto e fabricação de peças mecânicas, tais como dinheiro e carro, design e construção de equipamentos de tração elétrica e auxiliares actividades de serviços, bem como a concepção de sistemas de engenharia de todo o veículo. A empresa fornece trens para a Euopa e América do Norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário