quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Fortaleza é a capital nordestina com maior participação no PIB nacional, segundo IBGE



Fortaleza é a capital nordestina com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 0,98% do total das riquezas produzidas pelo País, em 2010. No ranking geral de cidades, Fortaleza ocupa a 9º posição. Os três primeiros lugares são ocupados por São Paulo (11,77 %), Rio de Janeiro (5,05%) e Brasília (3,98%).Os dados fazem parte da pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2010, do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (12), que relaciona as posições ocupadas pelos 100 maiores municípios brasileiros.
Em relação às capitais nordestinas, Fortaleza está na frente de Salvador (0,97%), que ocupa a 10ª posição no ranking nacional; Recife (0,77%), na 14ª posição; São Luís (0,48%), na 28ª colocação; Maceió (0,32%), na 41ª colocação; e Natal (0,32%), na 42ª colocação.

No entanto, a soma de todos os PIB das capitais nordestinas (4,61%) não superam as riquezas produzidas, por exemplo, pela cidade de Rio de Janeiro sozinha.
Comparado à última pesquisa divulgada pelo Instituto em 2009, Fortaleza subiu apenas uma colocação no ranking geral de cidades com a maior participação no PIB brasileiro. Apesar de manter a mesma porcentagem (0,98%), a capital cearense aumentou o seu PIB  em mais de R$ 5 bilhões (16,72%), totalizando o valor de R$ 37.106.309.000.
Grandes eventos
Para a economista Eloisa Bezerra, o crescimento do PIB de Fortaleza se deve, principalmente, à expansão das atividades econômicas ligadas ao comércio, turismo e construção civil, impulsionadas por grandes eventos como a Copa das Confederações, que será realizada em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014.
Eloisa Bezerra afirma que esses não são os únicos motivos que influenciaram o crescimento do PIB da capital cearense. Para a economista, investidores têm procurado mercados emergentes, como o Ceará, para a instalação de novos negócios. “Fortaleza é uma cidade nova, com muito para se expandir, e isso provoca o surgimento de muitas oportunidades”, afirma.
Serviços
De forma geral, as capitais brasileiras concentram especialmente atividades do setor de serviços, como bancos, financeiras, comércio e administração pública, exceto o caso de Manaus, onde existe uma participação maior do setor industrial, por causa da Zona Franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário