quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Dilma garante redução de tarifa de energia em 20%


Depois de oficilizada a decisão de empresas distribuidoras de energia elétrica de São Paulo e Minas Gerais, que recusarem a proposta de prorrogação de prazo de concessões para barater os custos do serviço, a presidente Dilma Roussef decidiu manter a política do Governo Federal de baixar custos no setor, como estímulo a economia.
As empresas distribuidoras de MG e SP, cujos acionistas rejeitaram aoferta do Palácio do Planalto, não aderiram ao programa e, com isso, inviabilizaram a projeção inicial do Ministério das Minas e Energia de queda em, pelo menos, 20% das tarifas.
Sem Minas e São Paulo, o Governo Federal decidiu bancar a conta, medida anunciada, nesta quarta-feira, pela presidente Dilma Roussef. O discurso dessa medida estava acompanhada com olhares para 2014: Dilma se antecipou para responsabilizar os Governos do PSDB (Minas e São Paulo) pelas dificuldades em reduzir ainda mais os custos da energia para consumidores industriais e residenciais.
Segundo Dilma faltou sensibilidade aos governantes dos dois estados. "Reduzir o preço da energia é uma decisão da qual o governo federal não recuará apesar de lamentar a imensa falta de sensibilidade daqueles que não percebem a importância disso", disse a presidente a uma plateia repleta de empresários, durante discurso no Encontro Nacional de Indústrias, em Brasília. "Somos a favor da redução de custos e faremos isso".
O ataque aos tucanos foi velado. Sem citar nomes, Dilma disse que vai fazer "aquilo que os outros não tiveram sensibilidade de fazer". A presidente, contudo, não explicou como vai custear sozinha a redução das tarifas de energia. Com informações das agências Folha e Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário